Entrevistas

Para início de conversa, vamos falar um pouco dos profissionais que formam a equipe diretiva de uma escola. Mas, afinal, quem faz parte dessa equipe? Além do (a) Diretor (a) e Vice-diretor (a), muitas escolas contam também com psicólogo (a), coordenador (a) pedagógico (a), nutricionista e algumas com psicopedagogo (a).
            Estes profissionais têm a função de representar tanto a comunidade escolar, pais e profissionais que junto dela atuam (professores e funcionários) como também a secretaria da educação. Além da parte burocrática devem também zelar pelo bom relacionamento, funcionamento da rotina e pelo bem estar de todos, pois afinal são eles que respondem por tudo que acontece na Escola. Eles trabalham juntos, embora cada um tenha seu papel. É “muito importante definir e distribuir tarefas” e trabalharem juntos em busca de um objetivo comum: apresentar um ambiente de trabalho agradável e com boas condições de aprendizagem.
Também é fundamental que a secretaria de educação estabeleça um vínculo de confiança e acessibilidade para com as escolas, sabendo se por no lugar de quem nelas atua. E que a direção também consiga expor as suas dificuldades e necessidades sabendo buscar ajuda e requerer recursos perante as instâncias maiores.
Além da necessidade de possuir formação específica, estes profissionais precisam ter transparência e responsabilidade em seus atos, humildade para reconhecer um erro, coerência nas decisões, sensibilidade para ajudar, honestidade ao lidar com as pessoas, capacidade para resolver problemas diversos e acima de tudo saber realizar trabalhos em equipe. Apontamentos levantados a partir de entrevistas e conversas com pais e equipe diretiva.
Seguem algumas entrevistas realizadas com diretoras de escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio de uma cidade do interior do estado do RS, assim como pais e alunos das mesmas.
  • ENTREVISTAS COM DIRETORAS:


Diretora de Escola Municipal de Educação Infantil -1

1)            Há quanto tempo atuas na área da Educação?
Este é o 10º ano que atuo com Educação Infantil, sendo que é o meu 3ºano como Diretora de uma Escola de Educação Infantil.

2)           Qual a sua formação?
Sou graduada em Pedagogia – Licenciatura plena para Educação Infantil e Séries Iniciais, pela Universidade de Caxias do Sul, mas também tenho magistério específico para atuar na Educação Infantil.

3)           Possui preparação/formação específica para atuar na área de gestão escolar?
Não, apenas cursei um módulo na faculdade onde o assunto gestão foi abordado. Toda a experiência que tenho é baseada no trabalho de todos estes anos em EMEIs, sendo que sempre estive atuante também na diretoria da ACPM (Associação do Círculo de Pais e Mestres), onde tive a oportunidade de acompanhar bastante e de forma bem próxima grande parte das funções e decisões que são tomadas nas escolas.

4)           Quais são as maiores dificuldades encontradas frente à Direção?
As dificuldades aparecem no dia-a-dia, em situações diversificadas. Entre elas, destaco: Falta de recursos financeiros e apoio público municipal para melhorar espaço físico e adquirir material pedagógico, falta de pessoal qualificado para trabalhar com crianças (pois aparecem pessoas inexperientes e muito novas, que nunca atuaram e ali precisam ficar muitas vezes com bebês de 4 meses, o que acho muito compromisso para alguém assim). Além disso, considero o quão importante seria ter auxiliares na EMEI, especialmente nos Berçários e ressalto a dificuldade de agradar a todos, pais, alunos e equipe de funcionários, pois isso nem sempre é possível. Os baixos salários pagos em certos contratos (a diferença salarial entre eles) é também um fator que acho importante lembrar, bem como a dificuldade de poder lidar com crianças portadoras de necessidades especiais, pois a escola não tem pessoas capacitadas e nem ambiente adequado para recebê-las.

5)           Que outros profissionais atuam junto com você? Qual a função destes?
Uma vice-diretora, nutricionista e psicóloga, apesar de coordenadora pedagógica não termos atualmente na EMEI. A nutricionista supervisiona a alimentação das crianças e equipe de funcionários da escola e a psicóloga faz duas visitas mensais para acompanhar o desenvolvimento psicológico dos pequenos, bem como também dos funcionários. A vice-diretora me acompanha, divide opiniões, ajuda a coordenar a equipe e auxilia na tomada de decisões.   

6)           Quais as características que consideras essenciais para um bom diretor?
Características como honestidade, lealdade, humildade, capacidade para resolver problemas, ser transparente e coerente nas ações, ter pontualidade e realizar trabalho em equipe são características que considero fundamentais para um diretor exercer um bom trabalho na escola. Além disso, o diretor escolar precisa ter pré-disposição para o trabalho coletivo, ser articulador e mediador dos segmentos internos e externos, o que significa que deve ser uma pessoa que abra o diálogo com os diferentes grupos existentes tanto dentro da escola como fora dela, buscando a maior interação possível com esses grupos em favor do desenvolvimento de sua escola. Ter iniciativa e firmeza de propósito para realização de ações, ser conhecedor dos assuntos técnicos, pedagógicos, administrativos, financeiros e legislativos, ter espírito ético e solidário, além de ser conhecedor da realidade da escola, precisando conhecer não apenas a escola internamente, mas a comunidade em volta da escola. Além disso, é necessário que o diretor tenha credibilidade na comunidade, pois as pessoas, na maioria das vezes, avaliam o comportamento do diretor da escola com o comportamento que ele apresenta na vida social. Ainda acho importante que seja um defensor da Educação, ter liderança democrática e capacidade de mediação, pois somente assim é que ele irá construir uma gestão democrática e participativa. Porém, ser capaz de auto-avaliar-se e promover a avaliação do grupo também é necessário, pois o diretor precisa saber que nem sempre está certo e que nem sempre tem razão, nem ele e muitas vezes nem o grupo. Por isso, ele deve ser capaz de reconhecer isso e tomar as medidas necessárias para corrigir suas deficiências e as deficiências do grupo. Este é um grande sinal de humildade, como já mencionei anteriormente. Ao fazer uma avaliação de si mesmo e do grupo o diretor está tendo a grande oportunidade de medir seus erros e acertos e corrigi-los a tempo antes que seja tarde demais e comprometer todo o seu trabalho e o trabalho de sua equipe.

7)           Qual a participação dos pais e da comunidade?
A Associação do Círculo de Pais e Mestres (ACPM) é muito ativa na nossa escola, participando das reuniões, decisões e projetos. Além disso, são organizadas jantas, rifas e festas para arrecadar fundos que são revertidos em obras para a EMEI. Também ainda são feitas palestras, reuniões, mutirões da solidariedade e encontros com apresentações das crianças, nas quais os pais tem participação ativa.

8)           Qual o foco principal de sua função?
Existem vários aspectos do trabalho que o diretor deve fazer na escola e que chamamos de papéis ou atribuições, entre eles que o diretor é o representante legal da secretaria estadual de educação e de que ele representa os alunos, a sua equipe e a comunidade, sendo o responsável por criar um ambiente de trabalho onde haja respeito e confiança entre os membros da equipe escolar, assegurando condições para o alcance dos objetivos. Por isso, acho muito importante definir e distribuir tarefas dando total apoio às pessoas que trabalham comigo e lembrando-me sempre de que um bom relacionamento é a base para uma boa gestão. Trabalhando desta forma, acredito que a escola está sendo bem administrada, apresentando um ambiente de trabalho tranquilo e que propicia boas condições de aprendizagem.
Assim, o foco do meu trabalho está voltado para a realização de um trabalho com determinação, a fim de tornar a escola um centro de qualidade de ensino e principalmente, de qualidade de vida.

Diretora de Escola Municipal de Educação Infantil -2

1)        Há quanto tempo atuas na área da educação? E na direção escolar?
Trabalho há 15 anos como professora e há 10 na direção escolar.

2)        Qual sua formação?
Sou formada em Pedagogia – Educação Infantil e Séries Iniciais e pós-graduada em Psicopedagogia.

3)        Possui preparação/formação específica para atuar na área de gestão escolar?
Não tenho formação específica na área de gestão escolar, mas tenho algumas horas de preparação, curso de gestão que a Secretaria Municipal de Educação nos proporcionou.

4)        Quais são as maiores dificuldades encontradas frente à direção da escola?
Cada vez mais cresce a responsabilidade do diretor tanto na parte burocrática como em relação aos alunos. Penso que a maior dificuldade encontrada é em relação às realidades de famílias que temos nas escolas, a falta de comprometimento dos pais em relação à educação de seus filhos e a sobrecarga de ações que são importantes para a escola desenvolver. Resumindo, cada vez mais as escolas estão assumindo papéis que não cabem a elas desenvolver, o que dificulta muito o trabalho do gestor numa escola.

5)        Que outros profissionais atuam junto com você? Qual a função destes?
Na escola onde atuo como diretora, tenho uma vice-diretora, professoras e a cada mês recebemos a visita de uma psicóloga.

6)        Quais as características que consideras essenciais para um bom diretor?
Penso que para ser um bom diretor, em primeiro lugar deve-se ter clareza dos objetivos que se quer atingir, saber trabalhar em equipe e ter honestidade. O que também é essencial é ter formação para desempenhar tal função.

7)        Qual a participação dos pais e comunidade com a direção?
A relação entre pais e escola acontece a partir e por meio do conselho escolar e do ACPM (Associação do Círculo de Pais e Mestres).

8)        Qual é o foco principal de sua função?
Tenho como função gerenciar a parte financeira e burocrática da escola, assim como também zelar pelo bom andamento e funcionamento da mesma.

Diretora de Escola Municipal de Ensino Fundamental

1)        Há quanto tempo atuas na área da educação? E na direção escolar?
Atuo na área da educação há 13 anos. Na direção escolar há 3 anos.

2)        Qual sua formação?
Sou formada em Magistério, Licenciatura em Matemática e Especialização em Educação Especial.

3)        Possui preparação/formação específica para atuar na área de gestão escolar?
Não possuo. Iniciei uma especialização em gestão escolar mas, por falta de tempo, tive que interromper.

4)        Quais são as maiores dificuldades encontradas frente à direção da escola?
A maior dificuldade, acredito, seja lidar com as pessoas. São muitas ideias, muitas diferenças, muitas cabeças pensando diferente. Nem sempre se consegue atingir e agradar a todos.

5)        Que outros profissionais atuam junto com você? Qual a função destes?
Tenho duas vice-diretoras (uma em cada turno), duas coordenadoras pedagógicas (uma em cada turno), uma psicóloga e uma psicopedagoga – essas duas últimas trabalham somente um turno por semana.

6)        Quais as características que consideras essenciais para um bom diretor?
Ser firme naquilo que acredita e a que se propõe. Além disso, ser parceiro e estar sempre aberto a diferentes opiniões e situações que vão surgindo.

7)        Qual a participação dos pais e comunidade com a direção?
Há uma participação, uma parceria bem grande da comunidade com a escola; a escola está sempre aberta a isto.

8)        Qual é o foco principal de sua função?
Coordenar o trabalho de toda a equipe da escola; trabalhar pela parceria família/escola/comunidade; cuidar de toda a parte burocrática da instituição.


Diretora de Escola Estadual de Ensino Médio

1)        Há quanto tempo atuas na área da educação? E na direção escolar?
Trabalho há 29 anos na educação e há 7 como diretora.

2)        Qual sua formação?
Tenho Licenciatura Plena em Matemática e Pós-Graduação em Matemática e Física.

3)        Possui preparação/formação específica para atuar na área de gestão escolar?
Sim. (A diretora não especificou o curso)

4)        Quais são as maiores dificuldades encontradas frente à direção da escola?
Muitas famílias não participam do processo educativo de seus filhos.

5)        Que outros profissionais atuam junto com você? Qual a função destes?
Conto com funcionárias e professores. A função das funcionárias é fazer a limpeza da escola e a merenda dos alunos. Dos professores é lecionar, supervisionar o trabalho e também cuidar da parte pedagógica da escola.

6)        Quais as características que consideras essenciais para um bom diretor?
Saber administrar financeiramente e pedagogicamente uma instituição de ensino.

7)        Qual a participação dos pais e comunidade com a direção?
A maioria participa bem com a direção, porém, alguns gostam de defender seus filhos e criar problemas para a direção.

8)        Qual é o foco principal de sua função?
Criar um ambiente agradável para que todos possam se sentir bem e que haja uma aprendizagem boa para todos os alunos.


·                    ENTREVISTAS COM PAIS DE ALUNOS:

Entrevista realizada com pais de crianças de educação infantil

1)  Como vocês enxergam o trabalho realizado pela direção?
Muito bom, cuidam bem dos assuntos que interessam a todos.
2)  Quais em sua opinião são as atribuições de um diretor?
Liderança, compreensão, deve estar atento às necessidades dos alunos e acompanhar o processo da educação.
3)  Como vês o trabalho do diretor (a) da escola de seu(a) filho(a)?
Muito bom, se empenha em seu serviço. Tem competência.
4)  Qual a relação do diretor (a) com os alunos, pais e comunidade?
Tranqüila e serena, sendo que busca atender a todos bem.
5)  Vocês acreditam que o diretor(a) tenha a formação necessária e esteja preparado para função? Por quê?
Sim. Pois desempenha bem o seu serviço, e ainda busca alternativas para melhorar a educação e formação.

Pais de aluno da Educação Infantil – Menino do Jardim B

1)    Como vocês veem o trabalho realizado pela direção da escola de seu filho?
Elas, diretora e vice, trabalham muito; vemos o esforço das duas, se dedicando diariamente, em todos os setores, inclusive quando falta alguma professora, elas estão disponíveis. Ambas se esforçam ao máximo, para que todos estejam satisfeitos desde os pais aos professores.

2)    Quais, na opinião de vocês, são as atribuições (funções) de um diretor?
Como o nome diz: diretora – dirige um grupo, tentando sempre o melhor para todos, em especial os alunos.

3)    Qual a relação do diretor com os alunos, pais e comunidade?
Como a diretora não se encontra muito na escola, pela carga horária dela, está sempre disponível quando necessário e sempre disposta em ajudar, tanto os alunos como a escola em geral.

4)    Vocês acreditam que o diretor tenha a formação necessária e esteja preparado para a função? Por quê?
Sim, pois elas realmente apresentam ter a formação necessária para os cargos.

Pais de aluno do Ensino Fundamental – Menino do 9º ano

1)    Como vocês veem o trabalho realizado pela direção da escola de seu filho?
Pelo nosso ver, o trabalho está sendo realizado com empenho e dedicação. Achamos que está sendo feito um bom trabalho.

2)    Quais, na opinião de vocês, são as atribuições (funções) de um diretor?
Organizar os eventos da escola e dedicar-se às pessoas que nela trabalham ou estudam, estando sempre atento a tudo o que acontece.

3)    Qual a relação do diretor com os alunos, pais e comunidade?
Achamos que é muito boa a relação entre a diretora com os alunos, pais e também com a comunidade.

4)    Vocês acreditam que o diretor tenha a formação necessária e esteja preparado para a função? Por quê?
Sim, pois é a prefeitura quem contrata estas pessoas.

Pais de alunos do Ensino Médio

1)    Como vocês veem o trabalho realizado pela direção da escola de seu filho?
Como um quebra-galho, fraco, deixando muito a desejar; há poucos direitos para os alunos, que são muito pouco ouvidos e as normas da escola muitas vezes não são viáveis. Há pouco interesse sobre a vida, os problemas e condições dos alunos e seus pais, cumprindo-se somente o dever de ensinar.

2)    Quais, na opinião de vocês, são as atribuições (funções) de um diretor?
Conhecer todos os alunos e, dentro do possível, a família destes. Acompanhar o andamento escolar dos alunos, exigindo respeito como autoridade máxima naquele lugar e mostrar também respeito e coleguismo.

3)    Qual a relação do diretor com os alunos, pais e comunidade?
Vejo que perante os pais e comunidade a direção não tem autoridade, pois tem medo de que seus atos tenham consequências maiores para si.

4)    Vocês acreditam que o diretor tenha a formação necessária e esteja preparado para a função? Por quê?
Que tenha formação acreditamos que sim, porém não vemos um preparo para estar à frente da escola, faltando cara e coragem para enfrentar muitas vezes os alunos e pais de alunos que trazem problemas não só para a direção, mas também para a escola num todo. Falta atitude!



Postado por Tatiane Rech e Jérsica Kuhn